top of page

Lua de mel na Europa? Saiba os documentos necessários.

Parte burocrática é chata, mas é necessária né? Ninguém quer ser barrado por causa de documentação, ainda mais na lua de mel.


CIDADÃO DA UE - Em primeiro lugar, se você for cidadão da União Europeia (vou chamar aqui de UE) você vai precisar apenas do seu passaporte europeu ou seu cartão de identidade desse país para entrar na Europa. (sim, apenas passaporte, sem visto nem nada). Depois que você estiver dentro de algum desses países e for viajar para outro basicamente não tem controle nas fronteiras entre esses países (ah, são os países que fazem parte do Acordo Schengen, falarei deles mais abaixo), ou seja, você não vai passar por alfandega nem nada, mas é sempre bom ter seus documentos com você ( E isso vale para todos, cidadãos europeus e não europeus). Você só vai precisar apresentar seus documentos de novo quando for para algum país que não fazem parte do Acordo.

NÃO CIDADÃO DA UE - Se você for um mero mortal como nós e não tiver o passaporte europeu, a sua lista de documentos é um pouco maior que apenas um documento (mas como já disse acima, depois de ter entrado em um dos países para ir para os outros, não tem controle e é bem mais simples, não vai precisar ficar mostrando todos os documentos sempre - a não ser que tenha alguma fiscalização, algo raro, daí eles pedem).

Passaporte – é necessário um passaporte válido e a validade precisa ser maior de 6 meses (então não corre o risco não, se você acha que o seu não vai dar, renove, faça outro..melhor.. além do que, o passaporte novo é bem mais bonito que o antigo – e mais prático também, já que dura 10 anos agora).



Imagem: Melhores destinos


Visto – Uhul, não precisa de visto - isso se você for ficar menos de 3 meses *Se for para morar ou para estudar você vai precisar de um visto específico, daí vale a pena verificar na embaixada ou consulado de cada país. Mas sério mesmo, agora é a hora que você fica feliz por ser Brasileiro – a gente não precisa de visto para nenhum dos países da União Européia (não só os do Acordo Schengen não, todos) e não precisamos de visto para alguns países que mesmo os membros da UE precisam (como Turquia e Rússia). Se tiver alguma dúvida se o país precisa de visto ou não pode escrever pra Folie que a gente te ajuda.


Seguro – é preciso um seguro de saúde/viagem sim. Algumas vezes eles vão pedir na entrada do país, outras não (é, isso mesmo, eles não pedem os mesmo documentos para todo mundo; para algumas pessoas eles só olham o passaporte e carimbam e outras que eles pedem uma lista imensa de documentos, varia muito, por isso é sempre bom ter tudo com você). O seu seguro tem que ter uma cobertura mínima de 30 mil euros. Mas fica tranquilo, fazer esse seguro é fácil, várias seguradoras já tem um seguro que chamam de “seguro europa” ou algo assim. Mas, preste muita atenção, uma dica valiosa para você economizar: se você comprou sua passagem aérea com cartão de crédito verifique se o seu cartão não te dá o seguro de graça, pois muitos cartões fazem isso.


Passagem de volta – é bom você ter impresso a cópia da sua reserva ou da sua passagem de volta para o Brasil, assim como seguro eles podem pedir ou não, mas é bom ter para mostrar que vai ficar menos de 3 meses e que pretende voltar.

Dinheiro – isso eles também pedem para algumas pessoas e para outras não, e não existe um valor fixo, mas é bom você poder provar que tem em média uns 100 euros por dia que você vai ficar lá (não, você não precisa ter isso em dinheiro, não se preocupe, até porque é perigoso muito dinheiro né?), mas leva comprovante de cartão, comprovante do banco, extratos e óbvio que um pouco razoável em dinheiro.


Hospedagem – é bom ter um comprovante do hotel ou uma carta convite caso você vá ficar na casa de um conhecido.


Basicamente é isso que eles podem te pedir - como já disse, podem pedir menos documentos para uns e mais para outros.

As perguntas que eles fazem também variam, normalmente eles podem perguntar porque você está indo pra lá, o que vai fazer, onde vai ficar, se tem dinheiro para isso, coisas assim. E te digo, se você não tiver os documentos pode ser BEM desagradável, algo que ninguém gostaria de passar.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

CONTROLE - O que eu disse de não ter controle significa apenas que não existe um posto fixo de controle de passaportes, nem alfândega - mas se você for viajar de avião você precisa apresentar um documento, como seu passaporte, lógico, porque eles precisam saber que você é você né? E se estiver em trem ou ônibus podem ocorrer fiscalizações de rotina que eles pedem o documento mas só pra verificar se ninguém está ilegal.


ACORDO SCHENGEN - Vale lembrar que alguns países por mais que façam parte da UE eles não fazem parte do acordo, você precisa mostrar os documentos na fronteira, e tem outros que não fazem parte da UE mas fazem parte do acordo: Austria, Alemanha ,Belgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlandia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Espanha, Suécia, Suiça

Obs: O seguro de viagem normalmente é válido para todos os países da Europa, mesmo os que não fazem parte do Acordo, como, por ex., Inglaterra e Irlanda. No entanto, nesses países você precisa mostrar todos os documentos novamente: tem fronteira, tem alfandega e tudo mais.


Qualquer dúvida escreve pra Folie - além de planejar o seu casamento, também ajudamos no planejamento da sua lua de mel para que todos os detalhes saiam perfeitos.

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page