Inauguração.Porquê? Como? Para quem?

11.08.2015

O primeiro momento da existência, início, começo – assim é definido Inauguração no dicionário. Mais do que isso, ela é um dos momentos mais esperados e também a chance de alavancar seu negócio, ou de estragar, caso ela não seja bem planejada.

 

A inauguração precisa ser bem planejada, pensada em cada detalhe para ser marcante, para registrar sua marca na mente dos convidados, para que ela fique registrada como um momento único.

 

Existem alguns pontos principais que termos que ter em mente para organizar uma inaguração:

 

LOCAL –  não apenas o lugar físico em si, mas toda a estrutura que ele oferece. Quantas pessoas cabem? Tem energia elétrica suficiente para iluminação e som? E banheiros? O local já tem cadeiras, mesa ou é preciso alugar? Etc, etc, etc..  Em geral, nós da Folie preferimos inaugurações no próprio local do negócio – por ex, a inauguração da concessionária da Audi que realizamos foi na própria Audi, a da loja Havanna foi no próprio Shopping. No entanto, é importante verificar se o local é compatível com o evento que se deseja – senão escolha outro ambiente que tenha a ver com o evento e com a empresa em si.

 

SOM – É preciso pensar que som o público gosta e que o lugar permite. É preciso definir entre som mecânico (pode ser apenas a caixa de som reproduzindo um pen drive, por ex ou um dj ) e banda, por ex. O importante nesse momento é “casar” o som com o estilo do evento. Se for um brunch, por ex, o melhor é um som ambiente mais calmo; já se for um evento para jovens e a noite, um bom dj é interessante.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA/COMUNICAÇÃO – Um item essencial e que muitos não levam em consideração. Quem vai redigir sua lista de convidados? Qual a importância da presença de cada um? Como será a seleção? Como será o convite: entregue em mãos, pelo correio, virtual? Como será divulgado para a imprensa? Estratégias de comunicação e de assessoria são fundamentais para o sucesso do evento.

 

Ainda em termos de comunicação, a identificação visual dentro do evento deve seguir uma mesma linha – seja em lembrancinhas, bandeiras de identificação de comida, faixas, banners, etc.

 

DECORAÇÃO – Assim como em qualquer evento, a decoração é essencial para marcar o momento. Assim como todos os outros pontos, é importante que a decoração combine com todo o evento – ou seja, se você está inaugurando uma loja super moderna e descolada em um coquetel com um dj da moda não vai fazer sentido você fazer uma decoração com castiçal de cristais e flores clássicas, por ex, né?

 

Outros itens “opcionais” também podem ser acrescentados dependendo do tipo de negócio que está se inaugurando , como:

 

Atrações – uma blogueira pode ser uma atração interessante na inauguração de uma loja de roupas, por ex.

 

Brindes – quer que o seu convidado/cliente seja recompensado por estar no evento e lembre com carinho da sua marca? Então faça um brinde especial para entregar para ele no dia. Tente sair do óbvio e pensar em um produto personalizado e exclusivo do seu evento.

Memorial – dependendo do evento, crie uma placa a ser descerrada ou uma fita para ser cortada na porta da empresa. Vale citar que isso não vale a pena em todo o evento – em uma inauguração de uma concessionária ou de uma escola é interessante ter um memorial, já de uma loja de roupas ás vezes nem tanto.

 

                         (fonte: acervo próprio)



Discurso - esqueça o clichê que todo empresário deve falar na inauguração. Na realidade, o discurso depende do estilo de cerimônia que se pretende e do negócio (siga a mesma dica citada acima). O importante é: se houve discurso, o empresário deve preparar sua fala com antecedência e o produtor planejar o melhor momento para que o discurso aconteça.


Bom, ainda existem mais um milhão de itens que podem ser citados aqui, mas o importante é lembrar sempre que é preciso existir uma sintonia entre todos os itens para que sua inauguração seja um sucesso.

Mais do que um evento, a inauguração é um estratégia de marketing e precisa ter um bom profissional para te auxiliar e ajudar que tudo saia melhor que o planejado.

Please reload

Posts Destacados 

Planejamento o casamento...(parte 2)

08.06.2016

1/10
Please reload

Posts Recentes 

30.05.2016

Please reload

Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Procure por Tags
  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey