top of page

É tempo de São João !

Dia 24 de junho é celebrada a Festa de São João ! Ao contrário do que se acredita, a festa de São João teve origem em uma tradição pagã na qual as pessoas do hemisfério norte comemoravam a chegada do solstício de verão e festejam a fertilidade, associada à alegria da abundância graças as colheitas. Apenas mais tarde que a Igreja Católica cristianizou essa festa e a atribui o São João como padroeiro.

Na Europa a festa é ainda comemorada em alto estilo. Em Portugal temos uma grande festa, talvez a maior de todo o continente: o São João do Porto. A celebração é ainda regada de tradições: as pessoas usam um martelo de plástico para bater na cabeças dos que passam – antigamente se batia com um alho poró, símbolo da fertilidade masculina. Nos bairros mais tradicionais ainda existem saltos sobre as fogueiras e à meia noite, no rio Douro, começa um lindo espetáculo de fogos de artificio acompanhando de música – durando mais de 15 minutos.

São João do Porto

Mas calma ae.. São João é só na Europa? Que nada! O Brasil sabe festejar como ninguém.

A fogueira tá queimando Em homenagem a São João O forró já começou Vamos gente, rapapé neste salão. (...) Traz a cachaça, Mané. Eu quero vê, quero vê páia voar.

( São João Na Roça – Luiz Gonzaga)


No Brasil as principais festas ocorrem no Nordeste. No entanto, diferentemente do que ocorre na Europa, a festa acontece não apenas no dia de São João, mas sim durante um mês inteiro: as famosas festas juninas.


São João de Campina Grande – considerado o maior São João do Brasil e talvez do mundo. No ano de 2015 a festa começou no início de junho e vai até a primeira semana de Julho e conta com mais de 80 atrações, como Aviões do Forró, Elba Ramalho, Zé Ramalho, entre outros. A festa é muito animada e conta com quadrilha, casamento e um cenário que reproduz uma cidade de interior com mais de 150 barracas.

São João Campina Grande

Fonte: portaldolitoralpb


São João de Caruaru – A cidade pernambucana disputa com Campina Grande o título de maior São João Do mundo. Mas vamos deixar essa disputa de lado né? O que importa é aproveitar a festança! Do dia 31 de maio até 29 de junho desse 2015 é instalada em Caruaru a Vila do Forró que também conta com diversas atrações como Calpyso, Aviões do Forró, Elba Ramalho, etc.. Ah ! e em Caruaru temos a maior fogueira de São João.


Forró Caju em Aracaju – Realizado entre os dias 19 e 29 de junho, tem um público estimado de aproximadamente 1 milhão de pessoas e também conta com grandes shows como Luan Santana, Elba Ramalho, Aviões do Forró (sim, a Elba e ele estão em todos ne? Haha), etc.


São João da Bahia – O estado nordestino conta com diversas festas como São João de Salvador, São João Elétrico de Porto Seguro, São João Ibicui, etc..


Também temos festas em muitos outros locais no nordeste como: São João de Maceió, São João de Recife, São João Gravatá, São João de Petrolina, São João em João Pessoa, São João Fortaleza, São João Arcoverde, etc, etc, etc..


Mas não é só no nordeste que temos comemorações juninas. No estado de São Paulo temos diversas comemorações como a festa junina da portuguesa , o maior evento junino de São Paulo; a festa junina de Mauá e a festa junina de Votorantim, na região de Sorocaba.


Bom, já dá para percebeu que não importa onde você está sempre terá uma festa para você aproveitar.

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page